Ruas e avenidas de Ilhéus ganham nova sinalização horizontal

Sinalização ajuda na disciplina do trânsito
Secom/Gidelzo Silva

Ruas e avenidas de Ilhéus estão sendo contempladas com uma nova sinalização, dando continuidade ao Programa de Requalificação Asfáltica que vem sendo executado em parceria com o Governo da Bahia. Esta semana, a implantação do sistema começou nas avenidas Ubaitaba, Princesa Isabel, Esperança - no perímetro entre a igreja católica e a entrada da Ubaitaba -, e no acesso que liga a Praça Cairú à Ponte Lomanto Junior, no Pontal. O trabalho também está sendo executado na Avenida Canavieiras.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, ratifica que a nova sinalização horizontal contempla o projeto da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), empresa do governo do Estado, responsável pelo serviço, que, além das questões de segurança, colabora para a melhoria do aspecto urbano, indicando a organização do sistema de trânsito. – o trabalho inclui além das faixas divisórias de tráfego, o alinhamento do acostamento e as faixas de pedestres – explica o secretário.

Conforme a determinação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. A função é organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos, bem como complementar os sinais de regulamentação, advertência ou indicação.

Asfalto -  Em paralelo implantação do sistema horizontal, o serviço de requalificação asfáltica segue na via principal do Bairro do São Miguel, na fase de reperfilamento.  Esta etapa tem como objetivo promover o nivelamento da via, através da regularização ou por adição de materiais. Em Seguida serão implantados os componentes usinados - a camada final do asfalto.

Até o momento, o Programa de Requalificação Asfáltica já favoreceu a Avenida Princesa Isabel, as ruas centrais do Bairro da Conquista, incluindo a Rua Arthur Lavigne, a Praça Santa Rita e a Avenida Brasil, a Rua Amélia Nunes, artéria que dá acesso à Ponte Lomanto Júnior, a Avenida Oduvaldo Bacelar, que liga a BA 001 à Avenida Nossa Senhora Aparecida, as ruas Eustáquio Bastos, Brigadeiro Eduardo Gomes e Benjamin Constant, todas localizadas nas proximidades do Aeroporto Jorge Amado, e a Avenida Ubaitaba.

Conforme explica o funcionário da empresa Mazza Engenharia, que executa serviço, em Ilhéus, Luciano Oliveira, o trabalho de requalificação não foi iniciado ainda no Bairro do Teotônio Vilela porque houve um problema em uma máquina. Segundo Oliveira, os serviços devem começar na próxima semana.   O recapeamento asfáltico das principais ruas e avenidas da cidade é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, Conder. Orçada em R$ 3.300 milhões, a obra foi reivindicada pelo prefeito Jabes Ribeiro desde o início do governo.